25 de março de 2009

Olá, Pessoa no Mix Brasil

Matéria que saiu no site Mix Brasil

http://mixbrasil.uol.com.br/mp/upload/noticia/3_51_71697.shtml

Também no palco
11/3/2009
Livro de militante LGBT vira peça de teatro em Belo Horizonte
Por Redação


Estreia na próxima sexta-feira, 13, em Belo Horizonte, a peça “Olá, Pessoa”, adaptação livre da obra “E ninguém tinha nada com isso”, do militante gay Marcelo Garcia e que conta suas experiências dentro do universo homossexual. Dirigido por Carlos Gradim e encenado pela mineira Odeon Companhia Teatral, o espetáculo fica em cartaz no Odeon Espaço Cultural até o dia 26 de abril e é uma boa oportunidade de ver as várias particularidades da homossexualidade com uma visão diferente.Essa diferença começa já pela forma da montagem da peça, que na verdade é mais uma palestra interativa. Os primeiros 45 minutos do espetáculo são construídos em forma de palestra a partir da narrativa do livro, adaptado para o teatro por Edmundo de Novaes Gomes. Os relatos de Marcelo Garcia interpretados pelo ator Alexandre Cioletti são o ponto de partida para que a plateia também divida suas experiências nos momentos finais da peça indo até o microfone e dividindo experiências onde o preconceito era o foco central. A ideia é que o teatro sirva sempre como experimentação. “O nosso foco é discorrer sobre um tema tão caro para construção de uma sociedade mais harmônica e menos preconceituosa. A questão da aceitação das diferenças é algo extremamente difícil para nossa sociedade”, esclarece o diretor. Ele revela ainda que chegou à obra de Marcelo por conhecer o militante e seu trabalho em defesa da cidadania LGBT “e perceber o quanto a forma sincera e direta utilizada pelo Marcelo teve ressonância nos leitores, daí o desejo de encená-lo”.Montar a peça em forma de palestra foi uma decisão tomada pelo diretor com o objetivo de perturbar mais seu público, fazê-lo refletir mais sobre o preconceito e a discriminação ao considerado diferente. O roteiro está em constante mudança porque incorpora esses relatos do público ao espetáculo.
Marcelo Garcia é um ativista LGBT que já foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Assistência Social do Governo Federal entre 1999 e 2000 e Secretário Nacional de Assistência Social entre 2000 e 2002. Em 2003, assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, que hoje se chama Secretaria Municipal de Assistência Social. Ele estará presente na estreia para conferir a adaptação de sua obra.
“Durante muito tempo eu vivi dentro de um Trem-Fantasma, até que eu pudesse dizer isso sem medo, sem angústia ou sofrimento, desarmado do medo de ser realmente o que eu sou” - Marcelo Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário